FECHAR

Marque sua consulta





TRATAMENTOS

Dermatologia Clínica

Dermatologia pediátrica

Dermatologia pediátrica
  • Impetigo: doença bacteriana da pele, muito comum na infância, altamente contagiosa, atingindo geralmente face e Ocorre após um pequeno trauma, picada de inseto ou sobre doenças prévias, como dermatite atópica. A lesão é caracterizada pela formação de crostas e até mesmo bolhas que vão se disseminando. O tratamento consiste em usar antibióticos tópicos e/ou oral, cuidados locais e em alguns casos, descolonização da criança e familiares.

 

  • Dermatite de fraldas: conhecida mais comumente como assadura, a dermatite de fraldas é causada pelo contato prolongado de fezes e urina na região. Caracteriza-se por vermelhidão intensa, além de grande desconforto para o bebê. A melhor conduta é a prevenção – manter a superfície seca, evitar contato prolongado da pele com fezes e urina, evitar tópicos que irritem o local. Recomenda-se troca frequente de fraldas, ou mesmo substituí-las por fralda de tecido, limpeza com água morna e algodão (utilizar sabão neutro ou suave apenas quando tiver fezes), evitar lenços umedecidos. Cremes de barreira são indicados em alguns casos (óxido de zinco, dexpantenol) – diminuem o contato da pele com fezes e urina. Caso haja associação com fungos ou bactérias, deve-se utilizar antifúngicos ou antibióticos. Nos casos de irritação muito intensa pode ser necessário o uso de corticoide tópico de baixa potência.

 

  • Miliária: mais conhecida como brotoeja, é uma dermatite inflamatória muito comum nos bebês – principalmente em épocas mais quentes. Ocorre devido à obstrução das glândulas sudoríparas, que impedem a saída do suor, comum no dorso, região cervical e dobras. Deve-se manter o local fresco e ventilado, usar roupas leves, evitar o uso excessivo de sabonetes que podem ressecar a pele e obstruir os poros e evitar banhos muito quentes. O uso de hidratantes associados a secativos também pode ser indicado em alguns casos e até mesmo corticoide tópico em casos mais intensos.

 

  • Molusco contagioso: infecção viral contagiosa, muito comum na infância, caracterizada pelo surgimento de pequenas “bolinhas na pele, que são frequentemente confundidas com verrugas. Atinge principalmente crianças, já que elas não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido. Pode haver melhora espontânea, mas por ser uma doença transmissível deve ser tratada. O tratamento consiste na destruição das lesões. Pode ser feito através de tópicos com ação cáustica, ou destruição mecânica através de curetagem e eletrocoagulação. Em alguns casos, pode ser necessário a associação de medicamentos que estimulem a imunidade da criança.

 

  • Larva migrans: também conhecida como bicho geográfico, é uma afecção muito comum na infância. Surge após o contato da pele (geralmente pés, glúteos) com solo contaminado com fezes de cães e gatos contendo larvas do parasita Caracteriza-se por linhas tortuosas sob a pele (como se algo estivesse andando), vermelhidão e coceira intensa. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários tópico e oral.

 

  • Pediculose: também conhecida como piolho, é um problema bastante comum na infância e pode acometer qualquer lugar com pêlos no corpo – couro cabeludo, cílios, sobrancelhas, etc. O tratamento é feito com medicação oral e tópica (xampus, loções e emulsões), além de remoção mecânica com pente fino até melhora completa do quadro.
Todos os direitos reservados a Ana Flávia e Talita. Desenvolvido por Agência Salt.