FECHAR

Marque sua consulta





Sobre a Dermatologia

O QUE É DERMATOLOGIA?

A dermatologia é uma especialidade médica com área de atuação no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, mucosas, pêlos, cabelos e unhas. A base da medicina preventiva alcançou também a dermatologia, não só em relação às doenças, mas também quanto ao processo de envelhecimento. É cada dia mais frequente a busca pelo dermatologista por uma população saudável, alcançando homens e mulheres de todas as idades.

QUEM É O DERMATOLOGISTA?

Para se tornar dermatologista, o médico, após 6 anos de faculdade de medicina, precisa ter contato direto com a especialidade, através da residência médica em dermatologia, com duração de 3 anos. Esse é o momento em que o profissional tem a oportunidade de conhecer e trabalhar com as diversas áreas dentro da especialidade, como dermatologia clínica, cirurgia dermatológica, cosmiatria (estética e laser), onco-dermatologia, dermatologia pediátrica, DST, tricologia/medicina capilar. Após essa formação, será submetido a uma avaliação pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e após sua aprovação, poderá finalmente ter o título pela Associação Médica Brasileira (AMB) e inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) como especialista. Caminho longo, não é?! Sim, mas que mal há nisso? Para exercer um bom trabalho, nada melhor do que uma boa formação. A Sociedade Brasileira de Dermatologia é a única sociedade médica reconhecida como representante dos dermatologistas do Brasil, sendo responsável por esse “selo de qualidade” emitido ao médico que fez residência médica e obteve aprovação para atuar como dermatologista em território nacional. Somos mais de 8.000 especialistas no país!

POR QUE PROCURAR O DERMATOLOGISTA?

Cuidar da pele exige conhecimento, treinamento e dedicação. O dermatologista é o profissional mais capacitado para cuidar da saúde da sua pele, unhas e cabelos. E até nos dias de hoje, algumas pessoas não sabem disso! As doenças da pele, por serem “expostas” na sua grande maioria, trazem grande impacto! Doenças como acne, vitiligo, psoríase, alopecias, micoses, afetam diretamente a qualidade de vida. E o dermatologista é quem diagnostica e cuida dessas doenças. O câncer de pele, cada vez mais frequente em nossa população, muitas vezes é acidentalmente encontrado durante uma consulta de rotina em idosos e até mesmo adultos jovens e crianças. E por que não cuidar também da beleza da pele com quem mais entende do assunto? O conceito de saúde está amplamente relacionado a beleza, bem-estar e autoestima. Afinal, a saúde é a fonte da beleza!

UM DERMATOLOGISTA PARA CHAMAR DE SEU...

Quem não gosta de ser bem cuidado? Saber que está fazendo a coisa certa na hora certa. A especialidade ganhou muita evidência nos últimos anos, principalmente pelas possibilidades de tratamentos estéticos com o desenvolvimento de técnicas não invasivas de rejuvenescimento e tecnologias. Além disso, vivemos um momento onde a imagem é muito valorizada. A aparência jovem reforça a idéia de saúde, vitalidade e produtividade. O autocuidado, não só da estética facial e corporal, faz parte do “envelhecer bem”! É como cuidar do coração. Mais do que beleza, a dermatologia responsável busca trazer saúde. Trazer o conceito de “envelhecimento saudável” para uma população onde a expectativa de vida facilmente ultrapassa os 80 anos. Num momento onde o corpo precisa acompanhar a mente, manter-se de bem com o espelho, tem grande importância na manutenção da autoestima e por que não felicidade? A escolha do bom profissional faz parte do processo. E o momento de começar a cuidar de você é agora! E então, você já tem um dermatologista para chamar de seu?

A BUSCA DA BELEZA A QUALQUER CUSTO?

Definitivamente não! A beleza deve ser consequência de uma pele saudável. E como conseguir procedimentos de ponta, com tecnologia e qualidade realizado por profissional capacitado a qualquer preço? A vulgarização dos procedimentos trouxe consigo a banalização da saúde. O “erro médico “e mais, o “erro do não médico” está cada dia mais frequente em nossos consultórios. O ambiente adequado para realização de qualquer procedimento invasivo implica em cuidados com biossegurança. Faça uma escolha consciente! Não procure por preço, valorize-se!

UM NOVO CONCEITO DE TRATAMENTO

Vamos prevenir! O tratamento da pele começa desde muito cedo. Desde a infância, quando começamos a usar o protetor solar. Na adolescência quando tratamos a acne e iniciamos os primeiros cuidados de higiene e proteção da pele. Ou até mesmo quando começamos aquele creminho para prevenir os primeiros sinais. Tudo isso faz muita diferença. Vamos tratar! É muito comum a pergunta no consultório: quando devo começar a tratar minha pele? A reposta é “sempre”. A prevenção faz parte do tratamento. Tratar não é preencher sulcos e esticar rugas. Conhecer o processo de envelhecimento de cada indivíduo nos conduz à indicações personalizadas e resultam em naturalidade. Diferenciar tratamentos femininos e masculinos em todas as suas particularidades. E mais, encontrar a beleza em diferentes padrões. Afinal, envelhecemos de maneira diferente, e cada um tem sua própria necessidade. E então, já cuidou de você hoje?

Todos os direitos reservados a Ana Flávia e Talita. Desenvolvido por Agência Salt.