FECHAR

Marque sua consulta





TRATAMENTOS

Dermatologia Clínica

Melasma e outras manchas

Melasma e outras manchas

Melasma

  • O melasma é um distúrbio da pigmentação caracterizado por manchas amarronzadas que aparecem mais comumente na face, bochechas, queixo e testa, em formato irregular e em diferentes intensidades. Não existe uma causa única para a doença, mas seu surgimento está relacionado principalmente a alterações hormonais, predisposição genética e à exposição solar.
  • A doença é crônica, mas é possível controlar as manchas. Deve-se evitar exposição solar, aplicar e reaplicar filtro solar, de amplo espectro e de preferência com base. Além de proteger contra luz ultravioleta, a base protege contra luz visível (computadores, celulares, tablets), que também está relacionada ao melasma. É imprescindível o uso de ácidos e clareadores mais potentes, principalmente nas fases de maior intensidade das manchas. Após melhora, o paciente entra na fase de manutenção, para evitar que ocorra recidiva do quadro. Podemos lançar mão também de medicamentos orais, com ação clareadora, fotoprotetora e anti-oxidante.
  • Além disso, como outras opções de tratamento, temos peeling químico superficial seriado, infiltrações com ativos clareadores, microinfusao de medicamentos na pele (MMP), microagulhamento, radiofrequência microagulhada, laser q-switched. Os resultados são variáveis, e a indicação de cada um depende de uma avaliação individualizada. Pode-se também associar técnicas, melhorando ainda mais os resultados.

  • Outras manchas
    Outras manchas como melanoses (manchas senis), efélides (sardas), poiquilodermia (manchas avermelhadas no colo), hipercromia pós-inflamatória (secundária a acne, picada de inseto, trauma) podem ser tratadas com peelings, luz intensa pulsada, laser fracionado, em aplicações periódicas, associados ou isolados.
  • Leucodermias, que são manchas brancas associadas a exposição solar crônica e tendência genética, podem ser tratadas com microinfusão de medicamento na pele (MMP), com substância que estimula a pigmentação da pele.
  • A pitiríase alba, associada ao ressecamento da pele e períodos de clima seco, pode melhorar com hidratação intensa da pele, e medicamentos de uso tópico que estimulem a pigmentação.
Todos os direitos reservados a Ana Flávia e Talita. Desenvolvido por Agência Salt.