FECHAR

Marque sua consulta





TRATAMENTOS

Estética

Rejuvenescimento Facial

Rejuvenescimento Facial

O envelhecimento é um processo natural do organismo. Com o passar dos anos, a pele vai perdendo a sustentação e a firmeza. Isso se dá por alterações nos componentes estruturais, que inclui ossos, músculos, tecido adiposo e ligamentos. A partir de 25-30 anos, começamos a perder cerca de 1% de colágeno por ano, substância responsável por dar firmeza à pele. A combinação de perdas de estruturas de sustentação e alterações do colágeno resultam nas modificações características do envelhecimento – rugas, sulcos, manchas, áreas de sombras.

A exposição solar excessiva, o tabagismo, o consumo de álcool e uma dieta não balanceada, são outros fatores que contribuem para acelerar o envelhecimento.

Felizmente, existem diversas possibilidades terapêuticas que permitem retardar o processo de envelhecimento e atenuar os sinais já existentes.

Os indivíduos possuem características únicas que os diferenciam entre si. Para o tratamento do envelhecimento, é fundamental que essas diferenças sejam avaliadas e traçado um plano de tratamento.

Para um tratamento global do envelhecimento é necessário abordar:

  1. Pele – coloração, textura, viço, brilho, manchas, poros, lesões pré-neoplásicas.
  2. Musculatura – rugas estáticas e do movimento.
  3. Contorno facial – simetria facial, compartimentos de gordura, reestruturação óssea.

Para o tratamento da qualidade da pele, podemos utilizar peeling superficiais, médios e profundos, laser fracionado, luz pulsada, radiofrequências microagulhada, tecnologias associadas a drug delivery.

Para o tratamento da musculatura, a toxina botulínica é a melhor opção, pois é capaz de prevenir e suavizar marcas de expressão, que são consequência da atividade muscular repetida. A aplicação é feita após estudo da musculatura e definição de pontos estratégicos, visando não apenas “apagar” rugas, mas trazer mais leveza, harmonia e embelezamento. Em situações específicas, a utilização de pontos avançados, podem trazer maior impacto à aplicação da toxina botulínica – abertura do olhar, melhora do sorriso gengival, elevação da ponta nasal, afinamento do rosto, melhora do contorno facial, melhora do envelhecimento do pescoço e colo.

Em relação ao contorno facial, uma das formas de abordagem é através de preenchimento. Dependendo das características da pele, pode-se optar pelo ácido hialurônico (mais frequente) ou hidroxiapatita de cálcio. Recentemente houve uma reformulação das técnicas de preenchimento, baseada no processo de envelhecimento e a dinâmica da face. Atualmente o preenchimento vai além de apenas “apagar” sulcos e linhas. A idéia é o reposicionamento das estruturas, sem modificar características individuais, valorizando os pontos positivos de cada paciente. Como exemplo temos a técnica MD Codes (códigos médicos).

Podemos abordar com preenchimento as maçãs do rosto, olheira, têmporas, sulcos (bigode chinês, linhas de marionete), “ruguinhas” ao redor dos olhos, ao redor dos lábios, do pescoço e colo, contorno facial (mandíbula e queixo). Áreas específicas como nariz e lábios, também podem ser abordadas. Rinomodelação para correção de pequenos defeitos no nariz, preenchimento labial com possibilidade de aumentar volume ou apenas hidratação (efeito gloss).

Esses procedimentos também podem ser realizados em homens, com uma abordagem diferente, visando preservar as características de uma face masculina.

Além do preenchimento, para melhora do contorno facial, podemos utilizar bioestimuladores (ácido poli-L-lático, hidroxiapatita de cálcio), fios de sustentação, tecnologias como ultrassom microfocado e radiofrequência.

Todos os direitos reservados a Ana Flávia e Talita. Desenvolvido por Agência Salt.